MASSA | COMIDA ITALIANA | JANTAR FÁCIL
Das muitas tarefas domésticas ainda não verificadas na minha lista, descongelar o congelador e reorganizar a despensa da cave estavam a incomodar o meu subconsciente. As prateleiras do congelador tinham almofadas de gelo acumulado e a despensa, embora organizada, precisava de uma revisão para deitar fora artigos fora de prazo e, com sorte, produzir alguma inspiração para os meus jantares de embalar e reaquecer para o trabalho. Quando voltei a alinhar a prateleira de cima, a ideia para o meu próximo prato de jantar bateu-me literalmente na cabeça. Uma caixa de manicotti, há muito esquecida e negligenciada, saltou para mim, implorando para que o seu objetivo se concretizasse.
O congelador também entrou em ação, oferecendo alguns hambúrgueres caseiros já temperados. No andar de cima, tinha meio tijolo de mozzarella que em breve ameaçaria ultrapassar a linha do molde. Se todos estes ingredientes não fossem suficientes para me convencer a fazer uma bolonhesa para os tubos de massa, um hóspede recente deixou uma garrafa de vinho tinto como agradecimento pela hospitalidade. Estava pronto e só me faltava cozinhar.
Manicotti à bolonhesa.
Ingredientes.
– ½ cebola cortada em cubos finos
– 2 dentes de alho – em cubos finos
– 2 cenouras – corte em cubos finos
– 2 talos de aipo – corte em cubos finos
– 1-2 chávenas de vinho tinto
– 2 lbs de carne moída, de vaca, porco ou peru
– 1 chávena de caldo de carne
– 2 latas de molho de tomate
– ½ colher de chá de manjericão seco
– ½ colher de chá de orégãos secos
Dica do Chefe: Gosto sempre de acrescentar um toque de sabor que surpreenda os comensais e os faça procurar nas suas papilas gustativas o nome do ingrediente. Neste caso, é uma colher de chá de sementes de funcho. O funcho, com o seu sabor ligeiramente alcaçuz, acrescenta um toque de especiarias que é muito agradável.