Em Itália, o pequeno-almoço chama-se colazione. A maioria das pessoas come algo ligeiro entre as 7 e as 9 da manhã. As crianças tomam leite quente e cereais ou bolachas. Os adultos tomam um café expresso ou macchiato, que é um café expresso com uma “mancha” de leite. É frequente mergulharem alguns biscotti (bolachas) no café expresso ou comerem um doce como uma sfogliatella. Pode também comer uma tosta com compota.
Por volta das 10 ou 11 horas da manhã, algumas pessoas fazem uma pausa para um spuntino ou lanche. Os italianos não petiscam como os americanos. Não têm armários cheios de barras de cereais, batatas fritas ou o tipo de guloseimas que fazem parte da lenda americana.
Mas pode comer uma fatia de queijo ou alguma fruta e iogurte nesta altura. Têm especial cuidado em oferecer este tipo de lanche aos idosos ou doentes. Antigamente, quando o meu avô trabalhava a terra nas montanhas, ele e os seus companheiros paravam para comer pane e pomodori (pão e tomate) com azeite e sal ou uma sanduíche qualquer. Precisavam de se reabastecer para aguentar o resto da manhã até ao almoço.
O “Pranzo” ou almoço é normalmente a grande refeição do dia, especialmente no sul de Itália, onde as pessoas ainda fazem a sesta. A maioria das pessoas come entre as 13:30 e as 14:30, se for uma refeição especial ou se for comer fora, Os italianos comem antipasto, que normalmente consiste em aperitivos, como charcutaria italiana (pense no prosciutto di Parma), queijo, azeitonas, alcachofras marinadas e afins. O primeiro prato é uma sopa, um risotto ou uma massa. Depois, tem normalmente um segundo prato, como algum tipo de carne ou peixe.
Além disso, há contorni ou acompanhamentos, como beringela à parmegiana, feijão de corda ou batatas. É provável que também encontre algum tipo de salada. Normalmente, terminará a refeição com uma fruta da época, como melão ou melancia no verão e uvas ou pêras no outono, tangerinas no inverno e morangos silvestres no final da primavera/início do verão.