A comida camponesa no seu melhor! Ao crescer com a minha mãe siciliana, a…

Massa com pão ralado ou “Pasta ca’ muddica,”

Quando cresci com a minha mãe siciliana, a cozinha tinha certas tradições. Uma delas, uma panela com restos de pão italiano duro, esperava pacientemente na gaveta de baixo do forno para se transformar em pão ralado. Quando o tabuleiro estava cheio, a minha mãe colocava um ralador de queijo na borda da mesa, partia o pão em pequenos pedaços e encarregava-me de o transformar em migalhas finas, rodando a manivela. Estas migalhas de pão eram guardadas e utilizadas em refeições futuras.

Ralador de queijo/pão à manivela.

O pão velho era ideal, uma vez que ralá-lo e misturá-lo com salsa, alho e queijo ralado poderia transformá-lo num tempero delicioso e versátil. Não há necessidade de medidas exactas; ajuste ao seu gosto e prepare grandes quantidades para utilização futura. O pão ralado seco pode ser guardado em frascos ou no congelador.

A farinha de rosca siciliana eleva vários pratos, especialmente os favoritos fritos, como legumes, almôndegas e costeletas de frango. Também pode ser assado, cobrindo a carne ou os legumes com azeite e uma camada de pão ralado para uma alternativa mais saudável.

Enquanto a minha família estava mais inclinada para massas com molho de tomate, a mãe siciliana do meu marido apresentou-me um prato de massa delicioso e simples com pão ralado ou “pasta ca’ muddica,” como lhe chamamos em siciliano. É comida de camponês no seu melhor! Sempre ansiosa por aprender uma receita nova e fácil, perguntei-lhe qual era a receita, que se revelou descomplicada e rica em sabor e textura, graças ao pão ralado.

Esta receita, transmitida pela minha sogra, incorpora a essência da cozinha italiana. Ela nunca me deu medidas específicas, mais como “um pouco disto” ou “um pouco daquilo”, e a sabedoria intemporal, “Você saberá quando estiver certo”.

Ao longo dos anos, acumulei livros de culinária e sabedoria culinária suficientes para partilhar consigo este prato de massa simples, mas intemporal. Embora possa não ter feito o meu próprio pão ralado durante algum tempo, o fascínio da receita mantém-se inalterado.

Ingredientes:

  • Esparguete ou qualquer massa longa (qualquer variedade é suficiente)
  • Azeite virgem extra
  • Dentes de alho
  • Pão ralado (simples, não é necessário tostar)
  • Queijo Pecorino Romano ou Parmesão para cobertura…