Uma breve história da produção de queijos em Itália e descrições dos mais populares
Ficaria surpreendido se soubesse que o primeiro produtor de queijo do mundo são os Estados Unidos da América? Embora 4.275.000 toneladas por ano seja um número espantoso, pergunto-me quanto dessa produção é queijo americano e Cheez-Whiz.
A minha fonte (spotonlists.com) informa-o:
“Os americanos não exportam muito do queijo que produzem; a maior parte do queijo produzido é utilizada pelas inúmeras lojas de fast food americanas.”
Bem, pelo menos se ficar cá, podemos manter a nossa dignidade intacta.
As estatísticas mostram que a Itália ocupa o quarto lugar na produção mundial de queijo, com 1.149.000 toneladas por ano (a França e a Alemanha ocupam o segundo e o terceiro lugar). Estima-se que em Itália se produzam cerca de 450 tipos de queijo; destes, 34 têm o estatuto de DOP (Denominação de Origem Protegida) concedido pela Comissão Europeia.
Assim, no mundo da produção de queijo, a Itália pode ficar para trás, mas … considere os fantásticos queijos que são criados neste país de 116.000 milhas quadradas. Aqui estão os melhores queijos de Itália.
O queijo parmesão é fabricado em muitos países (certamente nos Estados Unidos). No entanto, existe apenas um verdadeiro queijo Parmigiano-Reggiano. Originalmente, eram dois queijos semelhantes produzidos em províncias adjacentes (Parma e Reggio); ambos feitos a partir do leite das mesmas raças de vacas, alimentados pelas mesmas gramíneas nos mesmos solos e partilhando o mesmo clima.
Segundo os historiadores, estes dois queijos de pasta dura foram desenvolvidos há oito séculos por monges que viviam no vale do rio Enza, que é o limite geográfico entre as regiões de Parma e Reggio. Em 1934, os agricultores destas duas regiões contíguas uniram-se e formaram aquele que é o mais antigo…